André Coimbra Bela

Facebook at Work, a nova rede social privada

André Coimbra
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Facebook At Work

O Facebook anuncia oficialmente hoje que está trabalhando em uma versão da rede social para o ambiente de trabalho. Ela será chamada de Facebook at Work.

De maneira geral, o Facebook at Work será uma versão fechada do Facebook. Empresas ao redor do mundo poderão criar suas próprias redes sociais, nas quais apenas empregados autorizados poderiam participar.

Muitos desses potenciais clientes já usam ferramentas como grupos, mensagens privadas e eventos. Com o "At Work", os funcionários poderão ficar em contato uns com os outros da mesma maneira que eles estão em contato com amigos e familiares, usando plataforma similar ao Facebook.

Desta forma, o empregador poderá criar um perfil para cada funcionário, ou cada membro poderá fazer o login com a sua própria conta da rede social. Quem quiser, conseguirá integrar as duas contas, porém, ainda será necessário dois aplicativos diferentes para acessar cada conteúdo. “Isso funcionará de forma parecida como já acontece com ‘grupos’ e ‘perfis públicos’, hoje. No celular, você teria dois aplicativos em execução ao mesmo tempo. Mesmo que o empregado escolha conectar ambas as contas, não haverá ‘crossover’. O conteúdo permanece inteiramente dentro do seu Facebook pessoal ou no trabalho”, explicou Lars Rasmussen, Diretor de Engenharia do Facebook.

A grande diferença entre os dois “Facebooks” é que, este, como é focado para o público corporativo, não terá anúncios e nem rastreamento de dados, como acontece com o Facebook que usamos todos os dias. Perguntado sobre como o aplicativo será rentável para a companhia, Rasmussen afirmou que isso ainda está em estudo, mas que não descartam a possibilidade de existirem diferentes faixas de preços e formas de cobrança, dependendo do tamanho econômico de cada empresa que adotar o serviço.

O Facebook acredita que essa nova ferramenta, no futuro, terá força para substituir o e-mail dentro das corporações. Para isto, ele chega para concorrer em um mercado em que existem outras soluções já adotadas por grandes empresas, como Slack ou o Yammer, por exemplo. Porém, de acordo com a análise feita pelo site TNW, o “Facebook at Work” tem a vantagem de possuir uma plataforma que já é familiar ao usuário comum. E isso economizaria o tempo de aprendizado de uma nova interface.

Ao contrário do que se acreditava anteriormente, o movimento do Facebook não tem como intenção competir com empresas como a Microsoft ou o Google dentro de empresas – ao menos por enquanto.

O Facebook at Work não terá funcionalidades de edição de texto ou de planilhas compartilhadas – como o Google Docs ou programas do pacote Office, da Microsoft.

A novidade do Facebook tampouco atinge o LinkedIn, uma rede social voltada ao público profissional. Não é possível fazer contatos com funcionários de outras empresas, que é parte do apelo do LinkedIn.

Rasmussen disse que eles estão muito seguros de lançar esta nova plataforma para teste externo, pois o sistema já é usado diariamente dentro do próprio escritório do Facebook há pelo menos 10 anos, portanto, foi testado a exaustão. “Quando Mark faz um anúncio interno, ele faz via o ‘Facebook at Work’”, disse Rasmussen. Ele afirmou também que os testes já começaram de forma reservada com algumas empresas selecionadas, e que no começo, o objetivo é trabalhar com companhias que possuam 100 ou mais funcionários.

O Facebook garantiu que a plataforma é confidencial, portanto as empresas podem usá-la sem medo. "O Facebook at Work foi criado para ser utilizado exclusivamente em uma empresa – isso significa que as informações dos funcionários que estão na plataforma estão seguras, são confidenciais e totalmente separadas do perfil pessoal do Facebook. A informação compartilhada entre funcionários está acessível somente para pessoas da empresa em que trabalha".

O Facebook at Work deve ser lançado ao mercado ainda em 2015, mas não existe data certa.

Fontes: Exame e Techtudo

Perfil

André Coimbra Bela

André Coimbra Bela

Sócio-diretor de Marketing Digital da Agência INSANE, Tecnólogo em informática, Bacharel em Ciência da Computação, Pós-Graduando em Comunicação Empresarial e colunista de planejamento e marketing digital do portal Digaí.

Fotógrafo por hobbie, possui experiência de 15 anos com gerenciamento de projetos, marketing digital e fez diversas especializações de Marketing e Comunicação pela ESPM, Belas Artes e Cásper Líbero.

Eleito em 2013, profissional de planejamento do ano pelo prêmio O ABC da Comunicação, e finalista como profissional de Marketing Digital de 2015.

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