André Coimbra Bela

Google perde mais usuários para o Yahoo

André Coimbra
54

Google x Bing x Yahoo

Pelo segundo mês consecutivo o Google perdeu mercado entre os buscadores nos Estados Unidos. Enquanto isso, o Yahoo cresceu mais um pouco, chegando à sua melhor taxa de participação em mais de cinco anos.

Em dezembro, o Google tinha 75,2% de participação contra 12,5% do Bing e 10,4% do Yahoo, segundo dados da StatCounter. Em janeiro, os percentuais foram de 74,8%, 12,4% e 10,9%, respectivamente.


A movimentação tem sido creditada à decisão da Mozilla de trocar o Google pelo Yahoo como buscador padrão do Firefox, portanto esperava-se que a gigante de buscas retomasse o crescimento em janeiro, à medida que os usuários voltassem o navegador à configuração antiga.

Isso não aconteceu e a StatCounter resolveu estudar o uso dos buscadores por tipo de navegador. Os resultados mostram que, de fato, a participação do Google caiu frente à ascensão do Yahoo no Firefox.

Em dezembro, o Google era preferido por 68% dos internautas que usam o navegador da Mozilla, enquanto o Yahoo tinha 24,1%. No mês seguinte, os percentuais mudaram para 63,9% e 28,3%, respectivamente - enquanto isso, o Bing se manteve estável, indo de 6,3% a 6,2%.

O Google até se mexeu para evitar que essa troca continue. A gigante de buscas passou a oferecer seus serviços mais ostensivamente ao perceber que o internauta chegou ao site pelo Firefox. Quando isso acontece, a pessoa recebe uma sugestão de fazer o Google se tornar o buscador padrão para agilizar as pesquisas.

Fonte: Olhar Digital

Perfil

André Coimbra Bela

André Coimbra Bela

Sócio-diretor de Marketing Digital da Agência INSANE, Tecnólogo em informática, Bacharel em Ciência da Computação, Pós-Graduando em Comunicação Empresarial e colunista de planejamento e marketing digital do portal Digaí.

Fotógrafo por hobbie, possui experiência de 15 anos com gerenciamento de projetos, marketing digital e fez diversas especializações de Marketing e Comunicação pela ESPM, Belas Artes e Cásper Líbero.

Eleito em 2013, profissional de planejamento do ano pelo prêmio O ABC da Comunicação, e finalista como profissional de Marketing Digital de 2015.

Saiba [+]

Inscreva-se já

Twitter