André Coimbra Bela

YouTube troca Flash por HTML5

André Coimbra
50

Youtube HTML5

Tido durante muito tempo como a tecnologia padrão de tocadores de vídeo e streaming de áudio na web, a plataforma Flash, da Adobe, vem enfrentando um declínio em seu uso por sites e serviços da internet. No mais recente episódio dessa tendência, o YouTube anunciou nesta terça-feira (27/01/2015) que vai trocar a tecnologia pelo HTML5 como padrão em seus tocadores de vídeo.

A mudança será efetuada nos navegadores Chrome, Internet Explorer 11, Safari 8 e em versões beta do Firefox, com os quais o serviço de vídeos tem trabalhado nos últimos quatro anos para implementar a mudança.

"Os benefícios do HTML5 se estendem para além dos navegadores da web, e agora é usado em TVs inteligentes e outros dispositivos de streaming", afirmou Richard Leider, gerente de engenharia do YouTube, no blog da empresa, sobre a mudança.

De acordo com Leider, a chamada característica bitrate adaptativa (ABR, em inglês) do HTML5 foi considerada chave para a mudança — essa característica permite que o YouTube possa mudar a resolução do vídeo visto pelos usuários de acordo com a qualidade da sua internet. Com o seu uso, a companhia diz ter reduzido o tempo de carregamento de vídeos em mais de 50% globalmente, e até em 80% em algumas redes muito congestionadas.

É essa tecnologia que, inclusive, permite que usuários possam efetuar o streaming ao vivo das suas sessões de jogatina em videogames como o Xbox One e o PlayStation 4, e consigam usar o streaming em dispositivos como o Chromecast.

Com o movimento do YouTube, a diminuição da relevância do Flash fica ainda mais evidente nos dias de hoje. Em 2011, por exemplo, a Adobe, sua criadora, interrompeu o Flash Player para dispositivos móveis, afirmando que o HTML5 era "a melhor solução para se criar e desenvolver conteúdo em navegadores de plataformas móveis.

Fonte: O Globo

Perfil

André Coimbra Bela

André Coimbra Bela

Sócio-diretor de Marketing Digital da Agência INSANE, Tecnólogo em informática, Bacharel em Ciência da Computação, Pós-Graduando em Comunicação Empresarial e colunista de planejamento e marketing digital do portal Digaí.

Fotógrafo por hobbie, possui experiência de 15 anos com gerenciamento de projetos, marketing digital e fez diversas especializações de Marketing e Comunicação pela ESPM, Belas Artes e Cásper Líbero.

Eleito em 2013, profissional de planejamento do ano pelo prêmio O ABC da Comunicação, e finalista como profissional de Marketing Digital de 2015.

Saiba [+]

Inscreva-se já

Twitter